quarta-feira, 13 de abril de 2011

Educação do Piauí fará Manifestação

Amanhã, dia 14 de abril, acontecerá em Teresina uma grande manifestação em defesa da melhoria salarial dos técnicos administrativos e dos agentes operacionais e motoristas que trabalham na educação estadual piauiense. Na oportunidade serão discutidos vários pontos, dentre eles, a reformulação do plano de carreira e vencimentos dos trabalhadores dessa categoria. Serão debatidas também várias reivindicações do setor, como a regência dos professores, o chamamento dos concursados e a melhoria da infra-estrutura das escolas".

"A manifestação será a partir das 9:00 horas, no Pátio da Secretaria de Administração".

E o Piso Nacional e os retroativos a janeiro e feveiro dos docentes? Embora o SINTE-PI esteja completamente mudo em relação a isso, é importante salientar que a categoria vai exigir também que isso seja cumprido. No último dia 6 o STF considerou constitucional a Lei 11.738, que instituiu o Piso Salarial Nacional dos Professores. Assim, sindicatos do Brasil inteiro já estão enviando aos governos planilhas com a projeção do que deve ser pago como salário-base, ou seja, o valor de R$ 1.597,12, calculado pela CNTE a partir do que determina a citada Lei. Não há justificativas para que isso também não seja feito aqui. Quanto aos retroativos a janeiro e fevereiro dessa questão, é também muito estranho o silêncio do Sinte-Pi, haja vista que defenderam o fim da última greve alegando que isso teria sido negociado.

Mudanças no PCCS. Outro aspecto importante dessa Manifestação do dia 14 de abril é que se discutirá as mudanças que devem ocorrer no Plano de Carreiras e Salários dos profissionais da Educação. Dois pontos merecem destaque.

Um deles é a Regência de Classe. Congelada desde 2003 (quando o Sinte-Pi assinou Termo autorizando o governo a desvinculá-la do salário-base), esse direito precisa ser assegurado no PCCS num percentual de, no minimo, 40% sobre o piso dos docentes, tal como era antes.

Outro aspecto importante é a jornada de trabalho dos professores. Na visão de muitos educadores e especialistas na área, o mais sensato é garantir 50% de atividades em sala de aula, e o restante (50%) para atividades pedagógicas, que necessariamente não precisam ser desenvolvidas dentro do ambiente escolar.

Dia 14, a partir das 9:00 horas, todos ao Pátio da Secretaria de Administração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário